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Francineli Teixeira Reyes 3º Período de Filosofia

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Artigos por Franci

Cultura da Paz

      Condenado à violência, o homem se estrutura pela vontade do poder. A mídia, a educação e a cultura levaram o homem ao caos interior hoje presente, intensificado pela vontade de dominação, em que se valoriza mais o forte, o poderoso e menos o pensador.
      A evolução do homem vem de um processo de violência natural que intensifica sua conduta. Formou-se assim a cultura do capital, conduta essa que embutiu em nós pensamentos de competição e não de cooperação.
      Desigualdades, injustiças e violência nos desumanizam; tornamo-nos mais egoístas e nos esquecemos dos nossos. Nós humanos somos os únicos que temos total domínio de nossas ações e decisões.
      O homem dotado de inteligência, oque nos diferencia dos primatas, sente-se obrigado a colocar limites à violência. Torna-se assim urgente uma cultura de paz, ou será colocado um fim ao segmento do projeto humano.
      Somos dotados de sentimentos nobres os quais se colocados em prática, evidenciariam a harmonia e a convivência: estabeleceríamos assim um projeto social e coletivo de paz.
      O ser humano em sua essência apresenta uma relação afetiva amorosa com sua realidade, essa relação vivida cotidianamente afirmaria tal projeto.


Francineli Teixeira Reyes
Segundo Período de Filosofia

O Argumento Ontológico de Anselmo de Aosta

      Anselmo de Cantuária nasce em 1033 perto de Aosta. Com a mãe aprende a conhecer e amar a Deus. Seus estudos foram confiados aos beneditinos de Aosta, onde realizou rápido progresso. Pensa em tornar-se monge, sem a permissão do pai e da mãe. Torna-se livre aos 24 anos após o falecimento de sua mãe e do ingresso de seu pai em um mosteiro. Saindo de Aosta partindo para Borgonha e França. Anselmo procura pelos melhores mestres na intensão de se tornar um deles. Torna-se prior de Lanfranco quando este é nomeado abade em Bec em 1063, Anselmo é nomeado abade em 1086. Em 1093 foi nomeado bispo de Cantuária, na Inglaterra, onde fora visitar um amigo gravemente enfermo.
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Desenvolvimento do Trabalho no Brasil

      Com a chegada dos portugueses no Brasil e a descoberta de terras produtivas, deu-se início o latifúndio monicultor que exigia uma mão de obra permanente.
       Embora o índio tenha sido um elemento importante para a formação da colônia, o negro logo o suplantou sendo sua mão de obra a mais importante. Os negros foram trazidos da África por volta do ano de 1530 e durante mais de 350 anos a maior parte do trabalho no Brasil foi realizado pela mão de obra escrava, nas lavouras de cana de açúcar e café. Esses trbalhadores viviam em colonato que eram colônias dentro das fazendas, os colonos e suas famílias tinham de cuidar de um certo número de pés de café, a produção desses colonos era de subsitência, produzia-se aquilo que iria consumir, algo além para troca de mercadorias.
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A continência e a Incontinência

      O Livro VII da obra aristotélica Ética a Nicômaco assume como objetivo e intenção estabelecer as diferenças entre o homem continente e incontinente. De início, o autor destaca que é louvável a atitude do homem continente, uma vez que age assim, resiste conforme a reta razão e vence um sentimento contrário a mesma.
      O autor apresenta as disposições a serem evitadas como o vício, a incontinência e a bruteza. “Os contrários de duas delas são evidentes: a uma chamamos virtude e a outra chamamos continência” (p. 117). O paradoxo da bruteza é um tipo de virtude sobre-humana e que seria difícil para o homem encontrá-la.
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O Homem

      Neste texto tivemos a intensão de fazer um apanhado sutil das idéias filosóficas de valores como caráter, decisão, liberdade, espontaneidade, o qual define bem o que se chama “Homo Volens” Homem de Vontade.

      Distingui-se o homem do animal irracional na sua percepção, pois no homem existe certamente um apetite sensitivo, um conhecimento intelectivo, universal, abstrato. Ele sabe o que é o pão, a carne, o vinho e tem inclinações relativas a esses objetos, mas também conhece a glória, a virtude, a bondade, a coragem, a felicidade, e por isso além de apetite sensitivo é dotado também e especificamente de apetite intelectivo o qual denominamos “vontade”. Humanidade, mundanidade, volubilidade, alienação, conformismo, transcendência e liberdade, são propriedades fundamentais para a verdadeira natureza da vontade humana, sendo a liberdade particularmente a mais importante.
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A filosofia é uma ciência tal que com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual

      Mudar o conceito de “vivência” é um ponto discutível e permanente; analisar, criticar e aprofundar-se é uma questão filosófica intensa a qual nós tentamos buscar desempenhos e dizeres argumentativos que convençam a todos pelo real valor do “filosofar”. A rotação do planeta parece estar mais rápida, o mundo caminha a passos rápidos e as horas parecem ser menores, mal conseguimos nos manter sem a utilização de métodos ou de imposições.
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