A Grécia antiga sem dúvida alguma foi o maior símbolo já visto de cultura e beleza em seus mais variados aspectos, seja na arte, na filosofia, na estética, etc….Cultura esta que ultrapassa os portões do tempo e se encontra inserida em nossos meios, o Partenon era símbolo de uma Grécia culta, próspera e berço da democracia.

      Enquanto outros povos e cidades se dedicavam a atividades e investidas comerciais e bélicas, na cidade Grega aflorava cultura e sabedoria na busca de uma polis ideal juntamente com a inspiração de um povo atento as maravilhas do mundo que eram deixadas de lado por outros povos cativados pelas riquezas e conquistas, desta forma a Grécia era muito diferente das demais cidades e povos.

      Após a condenação injusta de Sócrates, o povo grego parece que meio castigado por tal ato, logo veio a servir de escravo nas mãos de romanos violentos e sedentos de vitórias e conquistas, mesmo assim não foram derrotados, pois transmitiram sua cultura aos seus conquistadores.

      Observemos o caso dos poemas Homéricos, quase 3 mil anos se passaram e Homero é presença exigida e essencial a qualquer biblioteca que se preze, a Ilíada e a Odisséia emanam imensa cultura e beleza, associadas a uma simplicidade que se torna genialidade enquanto tal, eram tais obras na época Grega decoradas e recitadas por adultos e crianças, os poemas Homéricos enriqueciam todo um conhecimento sobre a vida.

      Homero marca um alvorecer maravilhoso e farto de cultura e nobreza, que encanta a todos e a simplicidade com que se apresenta transforma e educa todo o povo grego e transmite até os dias de hoje a imensa sabedoria que aflorava a época.

      Outro fato interessante a se ressaltar diz respeito aos espetáculos da época, dramas apresentados nos teatros que encantavam a todos e tinham caráter pedagógico também, eram oferecidos a toda a população e não somente a elite, como ocorre nos dias de hoje. Neste caso os ingressos eram custeados pelo estado, que reservava um fundo financeiro destinado especificamente para este fim.

      Os Gregos apaixonados pela ciência, decididos a buscar uma visão ampla de todas as coisas, dos princípios primeiros e fundamentos da origem do homem e do mundo em todos seus aspectos, seja no amor, na felicidade ou mesmo no sofrimento, se tornam assim diferentes de todos os outros povos, amantes da verdade e confiantes na razão humana para fundamentados nela, encontrem soluções aos princípios das coisas.

      Desta forma sem medo e sem hesitação, partem em busca de respostas, através de indagações e atrelados ao pensar reflexivo e racional, com base na razão humana desejam responder a perguntas que intrigam toda a humanidade.

      Nenhum outro povo se encantou tanto pela busca da verdade e da sabedoria, nem ao menos fizeram frente à marcha incessante e ativa que os gregos promoveram em busca de respostas as suas indagações. Eles se admiraram e com base neste admirar-se muitas vezes avistando aquilo que outros povos deixaram passar desapercebidos, perseguiram incansavelmente a conquista do amor, da felicidade, da sabedoria, uma sabedoria pura na acepção do termo, pois não visavam retorno imediato ou mesmo ganhos pecuniários, buscavam sim efeitos maiores, ou seja, a conquista da felicidade, buscava este conhecimento aceitando o homem sendo um ser imortal (plano místico) e por isso almejavam mais do que glórias terrenas.

      Com isso batalharam arduamente para conhecer o principio primeiro de todas as coisas e sempre mantiveram como elementar o elo que une o homem com a natureza, e com isso tentaram entender e estabelecer regras a conduta humana e o agir ético.

      Ainda nos dia de hoje a Grécia e todo seu avanço em cultura, pulsa de maneira latente nas veias da cultura moderna, ainda que essa tenha se esquecido dela. Assim como nós muitas vezes nos esquecemos de nosso coração, mas mesmo nos esquecendo dele, ele continua a pulsar e manter vivo nosso organismo.

      A Grécia, seu povo e sua cultura nunca morreram, sempre estiveram vivas e assim continuaram ao logo dos anos, queira DEUS que o homem avance e supere esta época de descaso e desumanidade na qual estamos vivendo, onde o que vale é o pragmatismo e a busca incansável por capital.


Elizabeth Carvalho de Moraes
Primeiro Período de Filosofia