Arquivo de 20 de abril de 2010

Tudo o que é sólido desmancha no ar

        Berman nasceu em Nova York. Estudou nas universidades de Columbia, Oxford e Harvard. Desde 1960 é professor de teoria política e urbanismo na City University, em Nova York. Na língua portuguesa temos editado além de Tudo o que é sólido desmancha no ar dois outros livros: Aventuras no marxismo (Companhia da Letras) e Um século em Nova York: espetáculos em Time Square (Companhia das Letras). Em 2001 falou em um encontro promovido pelas faculdades de Arquitetura e Letras da PUC/SP, poucos dias antes dos atentados das Torres Gêmeas.
Mais >

História e Memória

        Jacques Le Goff nasceu no Sul da França em 1924 e ainda garoto, após ler a mais famosa obra de Walter Scott – Ivanhoé – jamais abandonou o interesse pelo medievo. Aos oitenta anos de idade, portanto em 2004, foi reconhecido universalmente, juntamente com Georges Duby e Le Roy Ladurie, como um dos maiores Medievalistas da França pós Segunda Grande Guerra.
        A carreira de Le Goff foi uma ascensão desde os bancos escolares até os níveis superiores. Foi aluno da Escola Normal Superior de Paris e no famoso Liceu Louis-le Grand, que em 1994 receberia como aluno o mais famoso filósofo da França pós Segunda Guerra Mundial, Jean-Paul Sarte.
Mais >