Responsabilidade, pensamento filosófico, palavra da Igreja, razão e fé. Estas foram algumas das expressões citadas pelo Bispo de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, ao falar de sua nomeação como membro efetivo da Academia Brasileira de Filosofia.

      A cerimônia de posse será no dia 18 de março, na sede da Academia, quando ocupará a cadeira de número 16, antes pertencente a um dos maiores teólogos brasileiros, Dom Estevão Bettencourt, falecido no dia 14 de abril de 2008.

      Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Dom Rafael falou sobre a grande responsabilidade, tanto por ocupar a cadeira de Dom Estevão, como por ser um dos três eclesiásticos que podem se tornar membros fixos da entidade. “É uma grande responsabilidade no sentido de levar a palavra da nossa Igreja Católica, num ambiente eminentemente pluralista. Há filósofos de todas as índoles e pensamentos. Creio que a minha presença na Academia representa uma responsabilidade muito grande, sobretudo por substituir um homem tão conhecido no país inteiro e realizador de coisas muito importantes, especialmente no contexto do Rio de Janeiro”.

      O bispo de Nova Friburgo explicou ainda a importância da Academia de Filosofia para a sociedade, devido à sua finalidade de resguardar a memória filosófica do Brasil e debater temas da atualidade. O trabalho do órgão se desenvolve com a apresentação pelos filósofos de suas pesquisas, em que “se procura expor o pensamento em uma espécie de tribuna do pensamento filosófico do país inteiro, ou seja, na Academia, umas da referências na intelectualidade brasileira”, complementou o bispo.

      Dom Rafael também se declarou surpreso com o convite para ser um membro efetivo, mas acredita que suas publicações, como os 35 livros escritos, e as conferências que ministra pelo país tenham contribuído. “São coisas que me deixam muito honrado, mas, ao mesmo tempo, penso que não sou digno. Mas procurarei estar à altura da responsabilidade”, concluiu o bispo.

Cerimônia de posse

      Membros da Academia Brasileira de Letras e representantes dos governos municipal e estadual também estarão presentes na cerimônia de posse. O jurista e membro da Academia, Ives Gandra Martins, fará a saudação ao novo acadêmico que, em seguida, realizará um discurso sobre o tema “Razão e fé”. O foco da exposição será o homem como ser pensante e que tem necessidade de Deus. Isto é, que Deus faz parte da própria estrutura pensante do homem.