Arquivo de 22 de outubro de 2008

A Filosofia na obra de Machado de Assis


“Uma vez aliviado, respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado, desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros e de Epicuro. Enquanto esta idéia me trabalhava no faoso trapézio, lançava eu os olhos para a Tijuca, e via a aleijadinha perder-se no horizonte do pretérito, e sentia que o meu coração não tardaria também a descalçar as suas botas. E descalçou-as o lascivo. Quatro ou cinco dias depois, saboreava esse rápido, inefável e incoercível momento de gozo, que sucede a uma dor pungente, a uma preocupação, a um incômodo… Daqui inferi eu que a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles aperfeiçoam a felicidade terrestre. Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas.”

[Machado de Assis] – Memórias Póstumas de Brás Cubas


      E hoje, cá estamos para agradecer o presente que o 2º Período de Filosofia ganhou do professor Giovanni Marques Santos, sim um presente, não consegui encontrar outra palavra para a palestra sobre o magnífico Machado de Assis e a filosofia envolvida em suas palavras.
      Assim, deixo aqui o agradecimento de coração, de todos os alunos do 2º Período de Filosofia, agradecendo a presteza e a generosidade desse grande professor.

Toda NUDEZ Será castigada

      Ontem ao ver uma reportagem de uma emissora de TV, que entrevistava Lindembergue no caso Eloá, o rapaz estava nu. Dizia ele que se pudesse voltaria no tempo, muito antes do ocorrido. Sua intenção era ficar o maior tempo possível em companhia da garota, visto que não se entendiam por ciúmes um do outro, segundo ele. Ao terminar a reportagem fiquei entre um drama shakesperiano, a peça teatral de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada ou a minissérie de Euclydes Marinho, Quem ama não mata. Se a arte imita a vida, optaria por Toda Nudez será Castigada. Ele, Lindembergue nu na prisão, e os valores familiares algemados atrás dele, despido destes valores, será castigado. Porém, uma pequena lacuna neste entendimento. E quem não se encontra nu diante dos holofotes, no episódio do pai de Eloá e tem atrás de si uma história de morte?Só restou Quem Ama não Mata. Não somente mortes passionais, como é o caso da minissérie. Morte por interesses. Entretanto não foi arte. É a vida e deveria ser bonita.

Ó beleza! Onde está tua verdade?Willian Shakespeare


[Sueli da Silva Pareto]
2º Período de Filosofia

Ensino

       Uma das diferenças entre animais e o homem é está: os animais transmitem de geração para geração apenas informações genética, já os homens também transmitem informações adquiridas. Um dos métodos de tal transmissão é chamado “ensino”. A geração transmissora, (o professor), comunica à geração receptora, (ao aluno), os métodos de comportamento e de conhecimento, (os “valores” e as “teorias”), acumulados ao longo da história da humanidade, e enriquecidos por todas as gerações participantes. Pois o ensino, como tanta outra estrutura atual, está em crise.

Mais >