Rogerio

Aluno do quinto Período de Filosofia

Homepage: http://www.theophoros.blogspot.com


Artigos por Rogerio

Heráclito, Parmênides e Jesus. Ser e/ou Não-ser?

Costuma-se estabelecer, já no começo da história da filosofia, uma grande oposição que dominaria todo seu desenvolvimento futuro: a oposição entre “ser” [de Parmênides] e “vir-a-ser” [de Heráclito]. Apesar dessa grande divergência, podem-se considerar estes dois filósofos como inauguradores da metafísica.

Leia mais, baixo o artigo completo em .pdf, clique aqui!

Filosofia Política: A Questão da Justiça de Acordo com “A República” de Platão

O presente trabalho traz algumas reflexões resumidas sobre a questão da justiça na vida política e social de acordo com os diálogos de Sócrates com os sofistas Polemarco, irmão do famoso orador Lísias, e Trasímaco; e com os irmãos de Platão: Gláucon e Adimanto.
Mais >

Fé Racionalizante e Filosofia Racional Pura

        O tema “Deus” deixa sua marca em toda a história da humanidade, sendo capaz de despertar nela uma profunda paixão até os dias de hoje. Até mesmo no discurso dos ateus, em particular Nietzsche, que falam sobre a “morte de Deus” existe uma busca pela eternidade, e a questão de “Deus” se levanta com toda a força em nosso meio.
Mais >

Nascimento e Morte do Mal

         É famosa a reflexão dos epicuristas gregos sobre o mal.

        O Epicurismo é um sistema filosófico ensinado por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C. e seguído depois por outros filósofos, chamados epicuristas. Epicuro propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais. Para Epicuro, a presença do prazer era sinônimo de ausência de dor, ou de qualquer tipo de aflição: a fome, a abstenção sexual, o aborrecimento, etc.
Mais >

O Livre-Arbítrio – Santo Agostinho

Resumo

Este artigo faz breves referências a algumas teses importantes de uma das obras mais importantes de Santo Agostinho: O Livre-Arbítrio (De Libero Arbitrio). Este livro, terminado no ano de 395, foi realizado em forma de diálogo com Evódio, seu amigo e conterrâneo, e tem como tema o problema da liberdade humana e a origem do mal moral.
Mais >

São Justino e a Verdadeira Filosofia

Resumo

Este artigo faz referência à obra de SÃO JUSTINO (Apologia I e II: diálogo com Trifão) dirigida ao Imperador Tito, ao seu filho Veríssimo, filósofo, e a Lúcio, filho natural do César, filósofo, ao sacro império e a todo o povo romano, citando algumas teses relevantes deste importante filósofo, que foi um defensor dos ensinamentos de Cristo como a VERDADEIRA FILOSOFIA.
Mais >