Quase matei o cara. Uma distração ao volante. Graças a Deus puxei a direção no último instante. Suficiente para ver, na imaginação, o ciclista lançado sobre a guia para dentro da Lagoa da Banana. Talvez não seja um bom projeto a pavimentação de um amplo calçadão junto à Avenida Airton Senna, pois um motorista distraído com a paisagem poderia com facilidade avançar sobre os pedestres esportistas que estivessem fazendo ali o seu cooper.
         No final da via, interrompida bruscamente pela mata que os dentes do progresso não puderam devastar, dobrei a direita tendo que diminuir a velocidade. Era noitinha e acontecia certo movimento de gente e estacionamento junto à Comunidade Espírita Zé Pilintra. Uma construção simples no chão, para onde o povo afluía silencioso. De relance pude ver uma velha senhora com feição índia-cabocla que caminhava rente à sarjeta amparada por duas outras mulheres que trajavam vestidos estampados e sandálias tipo havaianas. Um rapaz mulato observava desde a porta do Centro Espírita.
         Acelerei para não chegar atrasado à Sessão Solene de Abertura da III Jornada de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Um belo edifício cercado de jardins. Padres professores elegantemente trajados. Em pé cantamos o Hino Nacional Brasileiro. Depois o Coral do Seminário Arquidiocesano entoou a Marcha Episcopal com suas gloriosas saudações ao poder de Roma. Em seguida uma breve apresentação do Uirapuru e a conferência da Doutora Olga de Sá intitulada “Linguagem, Literatura e Filosofia”.


[Prof. Dr. Jurandir Cunha.]