Epifania: (sensação)

      O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou a última peça do quebra-cabeça e agora consegue ver a imagem completa”. É aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontecem que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural)—-> Macabéa —–> A Hora da Estrela— à Clarice Lispector— à Profª. Dra. Mírian dos Santos (UNIVÁS).
      Não necessariamente nesta ordem aconteceu a Conferência: Clarice Lispector e o Existencialismo, ministrada pela Dra Mírian,neste segundo dia da III Jornada de Filosofia-Tema: Filosofia e Literatura,na Faculdade Católica de Pouso Alegre.
      Hoje estivemos diante de 7 personagens da obra A Hora da Estrela, narrada em fragmentos pela palestrante. Trouxe até o salão onde nos encontrávamos Macabéa para que a conhecêssemos. Se é que já não a vimos em algum lugar… E com ela todo o existencialismo de Clarice Lispector. A sua paixão pela existência.
      “Sartre e Clarice similaridade temática existencialista, não é disposição direta entre um e outro, é concepção de mundo servindo de arcabouço, pois Sartre foi ateu e Clarice mística”

“A literatura é meu vinho” (Mírian dos Santos)

Nossos agradecimentos Profª. Dra. Mírian dos Santos

Escrito por: Sueli da Silva Pareto
2º Período de Filosofia